Translate

terça-feira, 21 de abril de 2020

Cozinha Molecular III Texturantes Parte 2

Na semana passada introduzimos o tema "Texturantes",onde este permitem-nos a realização de enumeras combinações que originam os mais diferentes resultados.

Esta semana continuamos com o estudo aprofundado de alguns dos "Texturantes" mais utilizados na cozinha moderna.

Metilcelulose


A metilcelulose é um polissacarido produzido industrialmente a partir da celulose de origem vegetal.
É solúvel em água fria, formando uma dispersão viscosa, clara e transparente.

Solúvel a frio, mas dispersa melhor a quente. Ao contrario dos outros gelificantes, gelifica quando se aplica calor(entre 50-70 graus) e o gel liquefaz-se quando é arrefecido. Em frio atua como espessante.
Tolera ambientes ácidos e alcoólicos.

Maltodextrina/Maltosec


A maltodextrina é um hidrato de carbono resultante da fragmentação das moléculas de amido de milho, tapioca, batata ou arroz.
É facilmente metabolizado pelo nosso organismo, sendo utilizado por atletas de alta competição para maximizar a energia disponível em situações de esforço intenso.

            É ligeiramente doce, dissolve-se facilmente em água e tem a propriedade de absorver gorduras (azeite, óleo, pastas de frutos secos, manteiga) e de as transformar em pó.
À medida que se vai adicionando, mais gordura, a maltodextrina deixa de se apresentar como um pó, passando a apresentar propriedades plásticas. Quanto mais gordura de adicionar mais pastosa fica a mistura.
Na cozinha moderna é usada como espessante de molhos e para modificar a textura de gorduras.


Goma de Alfarroba


A goma de alfarroba é extraída das sementes do fruto da alfarrobeira. Em que tem um papel de hidrato de carbono de reserva.

É usado como agente espessante e, se usada em simultâneo com outros texturantes tem propriedades gelificantes, como é o caso da xantana.

Xantana


Xantano ou goma xantana é obtido a partir da fermentação do amido pela bactéria Xanthomonas campestres. O produto resultante desta fermentação é um hidrato de carbono com um elevado poder espessante.
Devido ao seu elevado poder espessante pode ser também usado em bebidas alcoólicas. É também usado como agente suspensor, capaz de manter suspensos elementos num líquido, também capaz de reter bolhas de ar/gás numa espuma.

Espessa a frio ou a quente, tolera ácidos, sal, bases, aquecimento, enzimas e álcool até 60%; Apenas gelifica se estiver associado a outros hidrocolóides como a goma de sementes de alfarroba, formando um gel elástico e quase transparente; Muito resistente a processos de congelamento e descongelamento.

Xantana Clear


Este produto, mais recente, é um xantano pré-hidratado e depois seco. Isto confere-lhe propriedades um pouco diferentes. Em particular a dispersão é muito mais rápida. As texturas obtidas também são diferentes do xantano comum. 

As espumas preparadas com xantano clear apresentam maior estabilidade porque retêm melhor o gás. Esta característica é muito importante na cozinha, já que uma preparação que precisa ser realizada na hora de ser servida exige maior número de profissionais num restaurante, de forma que tenha a mesma aparência, textura e sabor, do momento em que foi desenvolvida ao momento de ser servida.
No entanto a Xantana Clear não espessa líquidos com álcool.


Goma gelano (gellan)


Este hidrocoloide é um polissacárido extracelular da bactéria Sphingomonas elodea.

Produz géis a baixas concentrações, quando soluções quentes desta goma são arrefecidas. Em água fria só uma parte da goma fica hidratada, o restante encontra-se na forma dispersa, sendo necessário aquecer a dispersão pelo menos a 70°C para uma hidratação completa.



Referências:

Myhrvold, N., & Bilet, M. (2011). Modernist Cuisine.
Abrantes, G. M. (2014). Cozinha Modernista. Dissertação de mestrado, FCT/UNL, Ciências gastronômicas .
Farrimond, S. (2017). The Science of Cooking: Every Question Answered to Perfect Your Cooking.
Guerra, M., & Azevedo, C. (2017). Operações Unitarias .
McGee, H. (1984). On Food and on Cooking.
Moura, J. (2011). Cozinha com Ciencia e Arte. Bertrand.
Nathan Myhrvold, M. B. (2011). Modernist Cuisine.
Potter, J. (2010). Cooking for Geeks: Real Science, Great Hacks, and Good Food.
Santos, D. A. (2012). Desenvolvimento de filmes edíveis para criação de novos produtos . Dissertação de Mestrado, Universidade de Aveiro, Departamento de Química.7



Sem comentários:

Enviar um comentário

Cozinha Molecular III Texturantes Parte 2

Na semana passada introduzimos o tema "Texturantes",onde este permitem-nos a realização de enumeras combinações que originam os ma...